Ontem, terça-feira (14), foi um dia de festa para a educação maranhense. O governador Carlos Brandão destacou a importância da data ao celebrar a 3ª edição do prêmio Escola Digna, a 2ª edição do selo Prefeito(a) da Educação e a 1ª edição do prêmio Professor Alfabetizador. O evento, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ocorreu no Multicenter Negócios e Eventos, localizado no bairro Cohafuma, em São Luís.
O governador enfatizou o crescimento significativo na alfabetização no estado, que passou da 23ª para a 10ª posição no ranking nacional, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de 2023. No Nordeste, o Maranhão ocupa o terceiro lugar em desempenho, atrás apenas de Ceará e Pernambuco. “Estamos motivando e reconhecendo o trabalho dos professores, gestores educacionais e prefeitos, e isso tem dado certo,” disse Brandão.
Durante a solenidade, foram entregues 20 caminhonetes para as Unidades Regionais de Educação (UREs), além de novo mobiliário para escolas estaduais. A secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, ressaltou a importância dessas ações para o fortalecimento da gestão educacional desde 2021.
A cerimônia também contou com uma homenagem especial dos estudantes Davi Rayol, Flor Sombreira e Eloí Leal do Iema Integral Bilíngue, que apresentaram uma peça sobre a importância da leitura.
Para o ano letivo de 2025, que inicia em 3 de fevereiro, a Seduc preparou a entrega de uma série de equipamentos e insumos, incluindo carteiras, mesas, armários, computadores, ar-condicionado, TVs, bebedouros, freezers, fogões e fardamento estudantil, visando melhorar ainda mais a infraestrutura das escolas estaduais.
Esta celebração não foi apenas um reconhecimento, mas também um grande passo na direção de uma educação de qualidade no Maranhão, mostrando um compromisso contínuo com o desenvolvimento educacional do estado.





Prêmio Escola Digna
Com o investimento da ordem de R$ 4,6 milhões, a 3ª edição do prêmio Escola Digna contemplou 72 escolas públicas estaduais e municipais que tiveram os melhores desempenhos de aprendizagem, com base no Índice de Desenvolvimento Educacional do Maranhão (IDE-MA). Outras 72 escolas receberam aporte financeiro para o desenvolvimento de iniciativas que impulsionem a melhoria dos indicadores educacionais.
Prefeito da Educação
A segunda edição do selo Prefeito(a) da Educação contemplou 215 municípios. Trata-se de uma forma de reconhecimento do Governo do Maranhão ao trabalho desenvolvido pelos gestores municipais na promoção da aprendizagem e na redução das desigualdades do Maranhão. Este ano 154 municípios receberam o selo ouro, 50 o selo prata e 11 o selo bronze.
Professor Alfabetizador
A novidade deste ano ficou por conta do prêmio Professor Alfabetizador, que teve investimento de R$ 261 mil e foi idealizado para estimular e prestar reconhecimento aos professores alfabetizadores que contribuem com o desenvolvimento da equidade e qualidade social dos sistemas públicos no Maranhão, voltados para a promoção da alfabetização de crianças.
Fonte: https://www.ma.gov.br/